top of page

Tarot - O Caminho da Vida V

V - O Papa ou O Hierofante

É a essência da autoridade “in abstrato”. Nos descobrimos como responsáveis pelo bem ou pelo mal que causamos. Nos é cobrado o “certo” e o “errado”. Nasce a culpa. Essa tríade, A Imperatriz, O Imperador e o Papa, são o fundamento de toda a Hierarquia. É a formação dos valores éticos e sua escala. Aqui confirma-se a autoridade em si e seu relacionamento com seus pares. De sete a doze anos. Ensino da Experiência. Padrões, Estruturas, Ética e Moral. Valores.

“Em cima, como em baixo”, diz-nos Hermes. Jesus: “Assim na Terra, como nos Céus”. As potências celestiais se organizam hierarquicamente, e o mundo malkutiano deve ser um espelho que reflita bem o modo como o inconsciente pessoal REGULA a sociedade e as relações sociais. Regras, normas, deveres nos são impostos e se não os cumprimos somos penalizados. Sem a sagrada e divina hierarquia, o caos se estabelece. Mas não vamos confundir “ação da autoridade” com “ação autoritária”. A autoridade verdadeira, baseada na liderança carismática, é divina; e funciona tanto na monarquia quanto na democracia.

Todos precisamos de um cérebro ordenador, inteligente e paternal que estabeleça a regras de funcionamento da dinâmica social. Se o chamamos de Imperador, ou de líder, ou de coordenador, ou de gestor, isto pouco importa. O que importa é sabermos que a Anarquia como sistema está distante do Arquétipo, e como tal JAMAIS PODERÁ SER IMPLANTADA NA SOCIEDADE DAS NAÇÕES.

A desmoralização da autoridade pelos programas subliminares (como os de Renato Aragão), e o próprio rebaixamento dos políticos, pela corrupção, põem o conceito de Autoridade em perigo.

Destaques
Postagens Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page