top of page

Curso Avançado de Yoga VII

Vamos relembrar o que é sabido como sendo o sistema de yoga clássico, isto é, os sete chakras principais:

Faremos a correção do quadro acima e ao mesmo tempo explicaremos como, de fato, os chakras funcionam, com base em informações da moderna ciência:

1º CHAKRA: BÁSICO OU GENÉSICO.

LOCALIZAÇÃO: GLÂNDULAS DE REPRODUÇÃO OU GÔNADAS.

ENERGIA QUE CONTÉM: AMOR E NÃO-AMOR (ódio, medo, ansiedade, etc.). A atitude sexual de uma pessoa se revela ao relacionar-se com outra: ou como doação afetuosa, ou como posse violenta. A isto chamamos de Amor ou não-Amor.

AQUI TEMOS A ENERGIA PRIMORDIAL, DUAL, KUNDALINI, O FOGO SERPENTINO, QUE É APROPRIADAMENTE REPRESENTADA PELO TAO:

Ou amamos, ou não amamos. O resultado disto é comunicado pelos três NADIS principais – Ida, Píngala e Sushumna - a todo o Sistema, tornando o indivíduo um santo ou um demônio, feliz ou infeliz, SADIO OU DOENTE:

Efetivamente, é a corrente tripla que vai levar a energia primordial, básica, de amor ou de não-amor, para alimentar os demais Centros energéticos do Sistema. Pelo fruto se conhece a árvore.

2º CHAKRA: ESPLÊNICO.

LOCALIZAÇÃO : GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS.

ENERGIA QUE CONTÉM: DESEJO DE PODER.

Caso seja alimentado pela corrente amorosa, o poder requerido por este Centro de energia é AMAR E SER AMADO. Caso contrário, deseja-se o domínio sob todas as formas imagináveis: domínio sobre as pessoas ou sobre o meio-ambiente. É extremamente fácil sabermos se uma pessoa tem seu corpo sutil alimentado pela corrente de Amor ou de não-Amor simplesmente observando as suas atitudes e constatando o tipo de poder que ela deseja: se quer submeter, subjugar ou, cooperar e interagir com o próximo.

Aqui, suponho ser de grande ajuda o quadro dos chakras correto tal como o temos:

E TAMBÉM UMA FIGURA QUE MOSTRE A LOCALIZAÇÃO DAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS:

(aqui vamos perceber que o terceiro chakra pode ser considerado tendo como base física quer o pâncreas, quer as supra-renais. Isto fica à escolha da Escola ou do praticante):

Vem, a seguir,

3º CHAKRA : SOLAR (também dito Plexo Solar).

GLÂNDULAS – BAÇO/PÂNCREAS.

ENERGIA QUE CONTÉM: CONSCIÊNCIA COLETIVA. Se alimentado pela corrente de Amor, este Centro vai levar o indivíduo a partilhar o que tem – material ou não – com os demais seres. Se a corrente é de não-Amor, quererá TIRAR DOS OUTROS O QUE ELES POSSUEM. Sendo o chakra do afeto, não tem como a pessoa não ser afetada ou não afetar o meio em que vive. O indivíduo, neste último caso, torna-se um sanguessuga do tecido social ao qual pertence. É um vírus que quer se instalar em todos os demais tendo-os como seus hospedeiros.

4º CHAKRA : CARDÍACO.

GLÂNDULA: TIMO (próxima e acima do coração).

ENERGIA QUE CONTÉM: SENTIMENTO. Se alimentado pela corrente de Amor, os sentimentos são positivos: amor, compaixão, generosidade, altruísmo, etc. No caso contrário - egoísmo, ódio, irritação, impaciência, revolta, etc.

Também aqui, como no chakra esplênico, fica claro pelo comportamento da pessoa e sua relação com o mundo, se ela é alimentada ou não pela corrente de Amor.

AQUI CABE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE.

O “tecido” de que é constituído o Universo, chamado na Física de “campo”, na Magia Branca, “O Grande Agente Mágico”, na Alquimia, “azoto” e assim por diante, “dialoga” com este chakra. Jesus o escolheu para ser o centro de Seu culto, simbolizado por uma taça :

Pois bem, o diálogo é feito não por palavras nem por conceitos verbais, e sim pelos SENTIMENTOS pessoais. Cada vez que uma pessoa “sente” algo o “campo” “entende” o que ela diz com tal sentimento e responde a ele. ESTE É O SEGREDO DA MAGIA! Pelos teus sentimentos serás recompensado ou punido pelo “campo” ou pelo “Grande Agente Mágico”. Então, é lógico e consequente que tenhamos sentimentos bons e positivos a fim de recebermos coisas boas e positivas. Plantou, colheu.

5º CHAKRA : LARÍNGEO.

GLÂNDULAS: TIREOIDE E PARA-TIREOIDE.

ENERGIA QUE CONTÉM: poder de ampliar a energia do sentimento. Este chakra é o da comunicação verbal no terreno físico, pela fala. No psíquico, é igualmente o amplificador da comunicação já anteriormente estabelecida pelo sentimento. Para nós, ele é quem cria as imagens que povoam nosso pensamento.

6º CHAKRA : FRONTAL.

GLÂNDULA: HIPÓFISE OU PITUITÁRIA.

ENERGIA QUE CONTÉM: ACESSO À FONTE CÓSMICA DA INFORMAÇÃO, PORTANTO, CONHECIMENTO. É tido pelas Escolas de yoga como a sede dos “poderes psíquicos” (SIDHIS), Olho de Shiva, 3ª visão, etc.

Fica entre as sobrancelhas e equivale à glândula pituitária ou hipófise, assim como o seguinte, o coronariano, equivale à glândula pineal ou epífise:

Este Centro de energia psíquica é velado até que possa ser aberto. Somente quando tal acontece é que a pessoa tem acesso à Fonte Cósmica da Informação, ou o Logos, a Memória de Deus, chamado nas Escrituras “O Livro da Vida”. São conhecidos também como “Os Registros Akhásicos”.

7º CHAKRA : CORONARIANO.

GLÂNDULA: PINEAL OU EPÍFISE.

ENERGIA QUE CONTÉM: ACESSO À SABEDORIA DIVINA.

Chamado de “Portão de Brahma”, este Centro nos permite aplicar o conhecimento da melhor forma possível para beneficiar o maior número de pessoas possível. Faz-nos “perfeitos como o Pai é Celeste é perfeito, pois faz chover sobre justos e injustos”, no dizer do Cristo. É o Centro de energia que nos purifica de todo o mal, nos torna destinatários das bem-aventuranças. O ser que abriu as pétalas deste chakra desconhece a violência e qualquer forma de emoção negativa. Melhor seria dizermos que as energias emocionais estão totalmente submetidas ao praticante que desenvolveu este Centro:

BEM, AGORA MEMORIZE O QUE VOCÊ LEU E, RELAXANDO O CORPO, LEMBRE O QUE ESTE TEXTO ENSINA. A SEGUIR, FAÇA UMA “VIAGEM” IMAGINÁRIA PELOS CHAKRAS, COMEÇANDO PELO CÓCCIX, PROMOVENDO O MOVIMENTO ASCENDENTE DA ENERGIA AMOROSA.

É uma nova forma de meditação que começa no cóccix.

Boa sorte!

Professor Marlanfe.

Destaques
Postagens Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page