top of page

Aula em vídeo 7: A missão de Jesus

Segundo uma velha lenda caldaica dos tempos da Sumpéria, que Abraão deve ter levado de Ur para a Palestina, todos os que vêm ao planeta Terra são parte de um projeto amoroso de Deus!

Alguns têm como projeto vir para "mudar o mundo".

Abraão recebeu o mandado de Deus de sair da Caldéia, abandonando as religiões de faziam sacrifícios humanos, e ir para a Palestina, iniciar uma nova religião onde eram feitos apenas sacrifícios de animais.

Seu contemporâneo, Melquisedec, que teve ainda mais clareza em relação à futura igreja, pois recebeu a ordem de Deus de não fazer sacrifício sangrento, mas de ofertar pão e água (mais tarde, o pão de vinho do cristianismo).

Zacarias, sacerdote levita encarregado de fazer a limpeza do Santíssimo, pai de João Batista, anuncia em um hino o projeto de Jesus e o projeto de João Batista: "Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi, (como falara pelos seus santos profetas, na antiguidade), (...) E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, (...)

João Batista, aquele de quem jesus disse com toda a clareza que, daqueles que foram projetados para fazer algo na terra, não houve nenhum que fosse considerdo maior do que João, que o introduziu na Ordem Sacerdotal de Mequisedec. O rei dos reis, o senhor do universo, se tornou sacerdote graças à intervenção do simples mortal João, que é chamado de profeta, mas a sua única profecia foi de que "aquele que me mandou, disse para que batizar e que ele viria aqui me procurar, e disse que eu veria o espírito santo pairando sobre sua cabeça quando ele saísse das águas do batismo".

Do ponto de vista humano, a missão de Jesus de salvar a humanidade parecia impossível. Proveniente de uma família real empobrecida, carpinteiro de profissão, em nenhum momento da vida ele aparece como parte de círculo de dignidades ou de poderosos. Poderia ser confundido com um mendigo. Como esse homem poderia chegar a ter tamanho importância, a ponto de dividir a história em antes e depois dele? Como poderia cindir o judaismo em duas metades (judeus x convertidos ao caminho - depois chamados de cristãos) ?

Para assistir a aula, clique no vídeo abaixo:

Destaques
Postagens Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page