top of page

Aula em vídeo 10: Catequeses Mistagógicas

Como última das grandes Escolas Antigas de Mistérios, o Cristianismo naturalmente satisfez o anseio secreto das Escolas de Mistérios. Citemos Bartmann:

“Nas relações deste grande movimento (as Escolas de Mistérios) com o Cristianismo, é nossa convicção que, no que se refere à questão de (1) se o Cristianismo aceitou o mistério no seu dinamismo ou (2) se o Cristianismo o rejeitou, deveremos acrescentar uma terceira, que é a de saber, ao invés, se o Cristianismo satisfez à ânsia secreta dos mistérios, indo-lhe ao encontro como aquilo onde ele encontrava com mais eloquência os desejos substanciais que O invocavam (a Deus)”. (Bernard Bartmann, Teologia Dogmática, Sacramentos, Vol. III, 1964. Paulinas).

É fato que Paulo escreve com toda a clareza para os Altos Iniciados do Cristianismo, como já lemos, dizendo que o cristão encontrou o “mistério oculto” ou “sabedoria” que as Escolas procuravam. Devemos, portanto, neste capítulo, mostrar COMO os cristãos faziam para encontrar a “sabedoria de Deus misteriosa e oculta” de que PAULO nos fala. Isso nos leva aos Sacramentos.

Já falamos dos Sacramentos cristãos e sua relação com os Mistérios Pagãos no capítulo V. Ali mostramos, pelas palavras de Santo Ambrósio de Milão, que os Sacramentos cristãos (Católicos) substituíram os ritos pagãos, sendo mesmo seus equivalentes. É necessário agora detalhar quais os Mistérios pagãos que encontraram mais equivalência nos Sacramentos : O BATISMO e a COMUNHÃO.

Uma forma especial de comunhão era atingida pelo myste: uma união com a divindade tão especial e total que era chamada de “matrimônio espiritual”.

Para ler o material complementar, clique nos links:

Para assistir a aula, clique no vídeo abaixo:

Observação: A VÊNUS TAN-TAN TEM 300 MIL ANOS, NÃO 3 MILHÕES, COMO EU DISSE NO VÍDEO... A MEMÓRIA FALHOU FEIO!

Destaques
Postagens Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page