Curso Avançado de Yoga VII
Vamos relembrar o que é sabido como sendo o sistema de yoga clássico, isto é, os sete chakras principais:
Faremos a correção do quadro acima e ao mesmo tempo explicaremos como, de fato, os chakras funcionam, com base em informações da moderna ciência:
1º CHAKRA: BÁSICO OU GENÉSICO.
LOCALIZAÇÃO: GLÂNDULAS DE REPRODUÇÃO OU GÔNADAS.
ENERGIA QUE CONTÉM: AMOR E NÃO-AMOR (ódio, medo, ansiedade, etc.). A atitude sexual de uma pessoa se revela ao relacionar-se com outra: ou como doação afetuosa, ou como posse violenta. A isto chamamos de Amor ou não-Amor.
AQUI TEMOS A ENERGIA PRIMORDIAL, DUAL, KUNDALINI, O FOGO SERPENTINO, QUE É APROPRIADAMENTE REPRESENTADA PELO TAO:
Ou amamos, ou não amamos. O resultado disto é comunicado pelos três NADIS principais – Ida, Píngala e Sushumna - a todo o Sistema, tornando o indivíduo um santo ou um demônio, feliz ou infeliz, SADIO OU DOENTE:
Efetivamente, é a corrente tripla que vai levar a energia primordial, básica, de amor ou de não-amor, para alimentar os demais Centros energéticos do Sistema. Pelo fruto se conhece a árvore.
2º CHAKRA: ESPLÊNICO.
LOCALIZAÇÃO : GLÂNDULAS SUPRA-RENAIS.
ENERGIA QUE CONTÉM: DESEJO DE PODER.
Caso seja alimentado pela corrente amorosa, o poder requerido por este Centro de energia é AMAR E SER AMADO. Caso contrário, deseja-se o domínio sob todas as formas imagináveis: domínio sobre as pessoas ou sobre o meio-ambiente. É extremamente fácil sabermos se uma pessoa tem seu corpo sutil alimentado pela corrente de Amor ou de não-Amor simplesmente observando as suas atitudes e constatando o tipo de poder que ela deseja: se quer submeter, subjugar ou, cooperar e interagir com o próximo.
Aqui, suponho ser de grande ajuda o quadro dos chakras correto tal como o temos:
E TAMBÉM UMA FIGURA QUE MOSTRE A LOCALIZAÇÃO DAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS:
(aqui vamos perceber que o terceiro chakra pode ser considerado tendo como base física quer o pâncreas, quer as supra-renais. Isto fica à escolha da Escola ou do praticante):
Vem, a seguir,
3º CHAKRA : SOLAR (também dito Plexo Solar).
GLÂNDULAS – BAÇO/PÂNCREAS.
ENERGIA QUE CONTÉM: CONSCIÊNCIA COLETIVA. Se alimentado pela corrente de Amor, este Centro vai levar o indivíduo a partilhar o que tem – material ou não – com os demais seres. Se a corrente é de não-Amor, quererá TIRAR DOS OUTROS O QUE ELES POSSUEM. Sendo o chakra do afeto, não tem como a pessoa não ser afetada ou não afetar o meio em que vive. O indivíduo, neste último caso, torna-se um sanguessuga do tecido social ao qual pertence. É um vírus que quer se instalar em todos os demais tendo-os como seus hospedeiros.
4º CHAKRA : CARDÍACO.
GLÂNDULA: TIMO (próxima e acima do coração).
ENERGIA QUE CONTÉM: SENTIMENTO. Se alimentado pela corrente de Amor, os sentimentos são positivos: amor, compaixão, generosidade, altruísmo, etc. No caso contrário - egoísmo, ódio, irritação, impaciência, revolta, etc.
Também aqui, como no chakra esplênico, fica claro pelo comportamento da pessoa e sua relação com o mundo, se ela é alimentada ou não pela corrente de Amor.
AQUI CABE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE.
O “tecido” de que é constituído o Universo, chamado na Física de “campo”, na Magia Branca, “O Grande Agente Mágico”, na Alquimia, “azoto” e assim por diante, “dialoga” com este chakra. Jesus o escolheu para ser o centro de Seu culto, simbolizado por uma taça :
Pois bem, o diálogo é feito não por palavras nem por conceitos verbais, e sim pelos SENTIMENTOS pessoais. Cada vez que uma pessoa “sente” algo o “campo” “entende” o que ela diz com tal sentimento e responde a ele. ESTE É O SEGREDO DA MAGIA! Pelos teus sentimentos serás recompensado ou punido pelo “campo” ou pelo “Grande Agente Mágico”. Então, é lógico e consequente que tenhamos sentimentos bons e positivos a fim de recebermos coisas boas e positivas. Plantou, colheu.
5º CHAKRA : LARÍNGEO.
GLÂNDULAS: TIREOIDE E PARA-TIREOIDE.
ENERGIA QUE CONTÉM: poder de ampliar a energia do sentimento. Este chakra é o da comunicação verbal no terreno físico, pela fala. No psíquico, é igualmente o amplificador da comunicação já anteriormente estabelecida pelo sentimento. Para nós, ele é quem cria as imagens que povoam nosso pensamento.
6º CHAKRA : FRONTAL.
GLÂNDULA: HIPÓFISE OU PITUITÁRIA.
ENERGIA QUE CONTÉM: ACESSO À FONTE CÓSMICA DA INFORMAÇÃO, PORTANTO, CONHECIMENTO. É tido pelas Escolas de yoga como a sede dos “poderes psíquicos” (SIDHIS), Olho de Shiva, 3ª visão, etc.
Fica entre as sobrancelhas e equivale à glândula pituitária ou hipófise, assim como o seguinte, o coronariano, equivale à glândula pineal ou epífise:
Este Centro de energia psíquica é velado até que possa ser aberto. Somente quando tal acontece é que a pessoa tem acesso à Fonte Cósmica da Informação, ou o Logos, a Memória de Deus, chamado nas Escrituras “O Livro da Vida”. São conhecidos também como “Os Registros Akhásicos”.
7º CHAKRA : CORONARIANO.
GLÂNDULA: PINEAL OU EPÍFISE.
ENERGIA QUE CONTÉM: ACESSO À SABEDORIA DIVINA.
Chamado de “Portão de Brahma”, este Centro nos permite aplicar o conhecimento da melhor forma possível para beneficiar o maior número de pessoas possível. Faz-nos “perfeitos como o Pai é Celeste é perfeito, pois faz chover sobre justos e injustos”, no dizer do Cristo. É o Centro de energia que nos purifica de todo o mal, nos torna destinatários das bem-aventuranças. O ser que abriu as pétalas deste chakra desconhece a violência e qualquer forma de emoção negativa. Melhor seria dizermos que as energias emocionais estão totalmente submetidas ao praticante que desenvolveu este Centro:
BEM, AGORA MEMORIZE O QUE VOCÊ LEU E, RELAXANDO O CORPO, LEMBRE O QUE ESTE TEXTO ENSINA. A SEGUIR, FAÇA UMA “VIAGEM” IMAGINÁRIA PELOS CHAKRAS, COMEÇANDO PELO CÓCCIX, PROMOVENDO O MOVIMENTO ASCENDENTE DA ENERGIA AMOROSA.
É uma nova forma de meditação que começa no cóccix.
Boa sorte!
Professor Marlanfe.