© by ICTYS. Entre em contato clicando aqui:

Curso Avançado de Yoga V

RELAX COM VITALIZAÇÃO DOS CHAKRAS

 

Deite-se confortavelmente  em um lugar e hora em que não haja nenhuma interrupção nem barulho desagradável.

 

Dê preferência à posição deitada de costas, sobre uma superfície macia, mas não demais para não dormir.

 

Agora ponha a atenção nos teus pés. Imagine uma força ou energia entrando pelos teus pés. Procure sentir que isso está acontecendo, porque de fato está. 

Ponha a atenção no teu pé esquerdo e pense que a energia está entrando pelo pé e você a está retendo nos tornozelos. Ordene que o ponto-de-força existente na articulação do tornozelo filtre a energia que você está recebendo, vinda da terra. Acredite que está acontecendo, pois apenas com uma ordem mental o ponto-de-força entra em atividade de filtragem da energia telúrica que recebe.

 

Ponha a atenção no teu pé direito e faça o mesmo. 

 

Agora leve as energias telúricas para cima, pelas pernas, até o joelho: o esquerdo e o direito. Ordene mentalmente que o ponto-de-força do joelho direito filtre a energia que está entrando por ele no teu corpo. Faça o mesmo no joelho esquerdo. A dupla corrente IDA e PÍNGALA está percorrendo o caminho dela, a partir da terra, dos pés até o cóccix.

A energia está chegando ao ponto de união do osso da coxa com o quadril, que tem um ponto-de-força chamado “trocanter”; ordene que a energia seja filtrada antes de atingir o cóccix. Faça isso em ambos os lados do corpo, direito e esquerdo. A dupla corrente irá fazer seu percurso até o extremo inferior da coluna vertebral, o cóccix.

 

 Neste ponto do exercício, uma outra corrente de energia telúrica entra em cena: SUSHUMNA.  Ela salta do solo e atinge o cóccix, juntando-se às outras duas correntes anteriores: ida e píngala. As três correntes subirão pela coluna vertebral acima até chegarem à glândula pituitária, que fica situada em um ponto do cérebro mais ou menos entre as sobrancelhas. Porém, a energia não sobe pelas vértebras da coluna, e sim pela medula, que está no interior da coluna:

 

 A energia subirá pela medula até chegar a um ponto dentro do cérebro, precisamente onde está situada a glândula hipófise ou pituitária. O objetivo da energia somente será atingido se ela alimentar cada CHAKRA  no seu percurso na direção da pituitária. Então, ela terá que irrigar as glândulas endócrinas.

Abaixo,  damos o caminho das correntes energética que sobem pela medula até chegar ao cérebro:

 VEJA NA FIGURA ABAIXO NA QUAL ESTÃO BEM VISÍVEIS E EM DESTAQUE AS GLÂNDULAS PITUITÁRIA E A PINEAL. A CORRENTE TELÚRICA NÃO VAI ATÉ A PINEAL: ELE PÁRA QUANDO ATINGE A PITUITÁRIA. 

O OBJETIVO DO YOGUE É FAZER COM QUE A CORRENTE CHAMADA SUSHUMNA SUBA PARA ALÉM DA PITUITÁRIA E ATINJA A PINEAL.

SE ISSO OCORRER, HAVERÁ UMA MUDANÇA RADICAL NA PESSOA: MUDANÇA EM TODO O SER, POIS ESTE FENÔMENO COLOCA AS DUAS GLÂNDULAS – PITUITÁRIA E PINEAL – EM CONTATO. É CHAMADO DE “EFEITO KUNDALINI”.

 Continuando nosso exercício, leve mentalmente as três correntes de energia – IDA, PÍNGALA E SUSHUMNA – pela medula, percorrendo a coluna vertebral até o fim, mas detendo-se cada vez que chegamos a uma glândula.

 

O percurso então será o seguinte:

 

A partir do cóccix, a energia irriga as gônadas ou glândulas sexuais; no homem os testículos, e na mulher os ovários. Pense na cor VERMELHA.

 

Continue subindo até chegar à glândula chamada PÂNCREAS, a qual fica mais ou menos na altura do seu umbigo. Pense na cor LARANJA.

 

Vá em frente. Agora traga mentalmente as três correntes energéticas até as suprarrenais, na altura da sua cintura. Pense na cor AMARELA.

 

Seguindo o percurso das energias você deverá agora imaginar que está irrigando a glândula TIMO, que fica abaixo da clavícula e acima do coração. Pense na cor VERDE.

Chegamos até a garganta. A glândula que está neste ponto é a Tireóide. Irrigue mentalmente essa glândula enquanto pensa na cor AZUL CLARO.

 

Finalmente chegamos até a PITUITÁRIA, dentro do crânio. Irrigue ela e pense na cor ANIL.

 

Você terminou o trabalho. Agora as energias escaparão pelas suas narinas, direita e esquerda. Deixe que isto aconteça, enquanto calmamente vai terminando o exercício e voltando aos movimentos.

 

 

Please reload

Destaques

Aula em vídeo 34: a criação do mal x a misericórdia

31/10/2019

1/10
Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Archive