top of page

Curso de Magia Branca - 17: Deus bíblico YAHWEH (cont.)

THE EARLY HISTORY OF GOD, livro de Mark Smith, rastreia as origens do culto de Yahweh na antiga comunidade de Israel, baseado em material arqueológico e textual.

Mark S. Smith se detém no surgimento e no crescimento do monoteísmo e da monolatria no antigo Israel. O culto de Yahweh se opõe aos cultos de outros deuses cananeus e mosopotâmios, incluindo EL, Baal e Assera. Capítulos separados são dedicados a Yahweh e a Baal e a Yahweh e Assera ( uma deusa Cananéia dos primórdios que se opõe a Yahweh).

As origens de Yahweh são reveladas por práticas do seu culto, relatadas como adoração ao sol, adoração da família e veneração cultual aos mortos (alimentando os mortos e comungando com os mortos), e também pelo sacrifício a Assera e a Molok (um sacrifício de crianças para pacificar a divindade). O desenvolvimento do culto de Yahweh através do Período Monárquico (a partir do ano 1000 a.C) e também como mencionado nos Profetas e no Período Exílico (cerca de 780 a 520 a.C), é amplamente trabalhado. O livro revela como Yahweh ganhou a supremacia, de modo a se tornar o maior dos deuses (na verdade, Deus Supremo, Único e Rei do Universo).

Quanto ao fato das conclusões do autor neste livro possam ser cridas à luz da Sagrada Tradição, isto é uma outra história. Contudo, o livro é uma olhada útil e objetiva às origens da supremacia de Yahweh dentro do meio religioso do antigo Israel (no antigo Oriente Próximo) BASEADA NA EVIDÊNCIA da Idade da Pedra (Neolítico) e da Idade do Ferro, às quais pertencem as fontes (bíblicas) que o autor consultou nos textos e indícios.

Caso você esteja na expectativa de uma apresentação do “History Channel” para o grande público, esse NÃO é o livro que busca. Porém, se o que precisa é um livro palatável tanto quanto extremamente fiel às fontes, com muitas notas de rodapé e que apresente uma História compreensível da evidência textual e arqueológica quanto ao “Culto de Javeh”, além da sua interação com outros cultos religiosos cananeus, esse livro é EXATAMENTE o que você precisa. Ele é o mais eficiente em demonstrar como Yahweh absorveu e devorou seus competidores, um a um, de um modo semelhante aos textos que O mostram “comendo a Morte”.

W. Ron Hess (BeornsHall@earthlink.net)

Primeiro Ele absorveu o culto de EL, o Deus Criador do Céu, que é o Rei dos deuses e dos Elohim original; é bem sabido nos Livros iniciais do Antigo Testamento, que Deus é freqüentemente chamado de “Elohim” tanto quanto de “Yahweh” . Daí, “Yahweh” absorveu elementos de Baal (o deus das tempestades e o novo Rei dos deuses de Canaã), traços da ESPOSA DE BAAL, “ANAT”, E DA ESPOSA DE EL, “ASSERA”, ALÉM DE OUTROS. O fato é que, ao invés do conceito de “Yahweh” ser a morte da cadeia evolutiva, é, ao contrário, esse livro o demonstra, o produto de séculos de conflito, acomodação, empréstimo e , sobretudo, de evolução.

Um triunfo da evidência e da razão!

(Sinopse feita por W. Ron Hess (BeornsHall@earthlink.net))

24 de março de 2012 – Marlanfe.

Destaques
Postagens Recentes
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page